1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração

1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração

presencial PUC Minas - Unidade Praça da Liberdade - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Sobre o evento

Por uma sociedade sem fronteiras

O 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração (CBPM) – Por uma sociedade sem fronteiras será sediado em Belo Horizonte, entre os dias 19 a 21 de junho de 2024. O Congresso é realizado pelo Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais (CRP-MG), coorganizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e conta com a parceria da PUC Minas e do coletivo de profissionais da Psicologia que atuam com migração - Psimigra. São apoiadores da iniciativa: Cio da Terra, Médicos Sem Fronteiras (MSF) e os Conselhos Regionais de Psicologia do Distrito Federal (CRP-DF), Paraná (CRP-PR), Rio de Janeiro (CRP-RJ) e São Paulo (CRP-SP).

Fruto de construções colaborativas e compartilhadas que vêm ocorrendo há alguns anos, o evento contempla uma diversidade de atividades: serão conferências, minicursos e mesas, além da apresentação de trabalhos. A programação prevê ainda a realização de duas atividades no Pré-Congresso: a exibição comentada de filmes, no dia 18 de junho, e o 1º Encontro do Sistema Conselhos de Psicologia sobre Migrações, Refúgio e Apatridia, no dia 19 de junho.

O encontro acontece em um presente marcado por violência e tensões sociopolíticas profundamente entrelaçadas que afetam a condição de migrantes que chegam ao Brasil. Os fluxos migratórios recentes em direção ao país são majoritariamente de populações da América Latina e do Caribe, em grande parte compostos por deslocamentos forçados. Esse contexto impõe uma maior situação de vulnerabilidade para migrantes, principalmente para determinados grupos, como mulheres, crianças, população LGBTQIA+, pessoas negras e indígenas.

Participe conosco desse importante diálogo! O evento é totalmente gratuito.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Feira de Mulheres Migrantes

                               


Durante os dias 20 e 21 de junho, o público terá acesso à Feira de Artesanato e Gastronomia Cio da Terra, organizada pelo Núcleo de Geração de Renda do coletivo, composto por mulheres migrantes de diversos países, que possuem habilidades artísticas, artesanais e culinárias. 


Além da arte, do artesanato e de uma deliciosa gastronomia, que inclui opções vegetarianas e veganas, será oferecido serviço de massagem terapêutica energética.


Barraca dos Centros de Convivência da RAPS BH e Suricato


Também estarão disponíveis no evento os produtos dos Centros de Convivência da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de BH e da Associação de Trabalho e Produção Solidária (Suricato). 


Os itens são produzidos por cidadãos em sofrimento mental e/ou em uso prejudicial de álcool e outras drogas, que participam das oficinas de artes e de artesanato nos nove centros de Convivência de Belo Horizonte e nos quatro núcleos da Suricato (marcenaria, mosaico, costura e culinária). São produtos carregados de afeto e que geram renda e cidadania para os usuários da RAPS BH.


A feira vai funcionar de 9h às 20h, na Puc Praça da Liberdade, entrada da Avenida Brasil.

Recreação para crianças e adolescentes

A organização do Congresso está preparando um espaço com presença de monitoras(es) para acolher crianças e adolescentes, de 3 a 15 anos, durante as atividades do Congresso. A iniciativa pretende viabilizar a participação de cuidadoras(es) no evento, notadamente as mulheres, pois em geral são elas que assumem as tarefas de cuidado.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}